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Construir uma presença digital é caminho sem volta para as empresas. Seus gestores precisam definir somente quando querem tomar essa decisão.
Marketing Digital é conjunto de conhecimentos, metodologias e ferramentas da gestão de marketing aplicados na plataforma digital para gerar conhecimento e vendas de marcas, produtos e serviços.
As vantagens de coordenar ações pela internet estão em avaliar os esforços deste canal para os sucessos do seu negócio. E a métrica que o marketing digital traz é a chave de se alcançar resultados positivos através de uma análise contínua e eficiente de sua gestão.
O marketing digital consiste em áreas como Redes Sociais, Comércio Eletrônico, Produção de Conteúdo, Gestão de Relacionamento com Cliente, Business Intelligence, Otimização de Performance do seu site e também na Publicidade Online.
Cada uma destas áreas pode ocorrer de forma sob medida para a sua empresa, podendo ser escolhidas de acordo com as estratégias adequadas para o seu segmento e seus objetivos.
Inbound Marketing é uma metodologia que reúne uma série de ações para atrair clientes para o seu site.
Enquanto o marketing off line trabalha atraindo os clientes nas interrupções de suas atividades (como o formato das propagandas nos intervalos comerciais), o marketing online atrai o cliente já interessado até o seu site ou blog e, a partir daí, desenvolve um relacionamento com ele.
No Inbound Marketing o cliente procura sua empresa, e não o contrário. Por isso ele é chamado também de marketing de atração.
Esta metodologia funciona com um Funil de Vendas e nele constam as 5 etapas fundamentais para sua execução.
ATRAIR: é a primeira fase e consiste em trazer pessoas que por vontade própria se interessam pelo seu negócio/mercado construindo conteúdos relevantes e dignos da atenção delas. Aqui conseguimos uma grande vantagem: atraímos um público mais engajado aos nossos produtos e serviços.
CONVERTER: trazemos os visitantes e precisamos fazê-los virar leads para que avancem no funil de vendas. Ou seja, precisam converter, complementando a etapa anterior, de forma a nos passar algumas informações em troca de algum benefício que entregaremos a eles.
RELACIONAR: nesta fase, continuamos nos relacionando com os clientes que ainda não estão na fase de decisão de compra, até que ele necessite comprar. Diversas estratégias e análises são feitas nesta fase para entender e segmentar os clientes de acordo com seu comportamento. Esta identificação é fundamental para o sucesso das próximas fases.
VENDER: é quando o lead passou por todos o funil e agora gera demanda para seu negócio. É o momento de aproveitar a experiência dele para gerar mais oportunidades e continuar num relacionamento com este cliente!
ANALISAR: uma das grandes vantagens que podemos tirar do marketing digital é a de poder avaliar com precisão os resultados e comprovar os retornos investidos. Além disso, todas as informações geradas por esta análise serão utilizadas para realimentar o processo de Inbound Marketing, o que vai otimizar ainda mais os esforços para as campanhas futuras.