PEQUENAS EMPRESAS CONSEGUEM FAZER UMA BOA DIVULGAÇÃO DE SEU NEGÓCIO?

Todos sabemos que a rotina de uma pequena empresa não é fácil. As funções são muitas e o pessoal é pouco. Quando empreendemos, normalmente, nos tornamos multitarefas e multifuncionais. Ok. Entendemos.

Porém, é importante estar atento a questões que, mesmo no princípio do negócio, podem traçar e garantir o sucesso de todo seu esforço.

Sim, estou falando de comunicação e de ações estratégicas que são fundamentais para que o negócio evolua.
E antes que você desista de ler o post até o final, não, não estou falando de investimentos altíssimos. Falo de verba real e de retorno real.

Philip Kotler esteve recentemente no Brasil e quando perguntado sobre o que fazer primeiro na internet ao montar um negócio, respondeu que o ideal seria ter um Blog. O que ele quis dizer com isso é que produzir conteúdo é uma maneira eficaz de se tornar relevante em seu segmento de mercado.

Mas, certamente, você vai me perguntar: e promovo essa ação como? Diretamente nas redes sociais!

Ok, mas quem cuida de uma empresa precisa comprar, vender, fazer atendimento ao cliente e, no meio de tudo isso, ainda vai conseguir cuidar das redes sociais de forma adequada? A resposta é clara: não.

Aí que entra a informação central deste post: procure uma equipe, um freela ou uma agência que seja especialista em negócios de pequeno porte. Chame para uma reunião, converse e sinta se é um fornecedor que realmente entenda das suas dores. Veja as possibilidades que podem surgir nesta conversa a respeito de metodologias para as ações de comunicação que usem ferramentas digitais e que tratem de alavancar o seu negócio.

O investimento tem que caber no seu bolso, mas a ideia de fazer isto de forma profissional tem que vir antes de qualquer recurso ser alocado. Por isso, decida de forma racional. Pesquise sobre a reputação destes profissionais e tenha certeza de que só com especialistas sérios os resultados aparecerão.

 

Escrito por Andréia Castiglia Fernandes
Publicitária, doutora em Educação e Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Assis em Porto Alegre.

Recommended Posts