Quem desenvolve estratégias para as redes sociais tem uma ótima oportunidade no próprio calendário promocional para explorar. Chamamos calendário promocional as datas comemorativas que o comércio costuma usar para estimular as vendas. Natal e Dia das Mães são sempre os recordistas, mesmo em época de crise.
Ok, essas datas já são obrigatoriedade e não chegam a causar nenhum espanto quando as vemos. As dúvidas podem vir no sentido de querer explorar para a nossa própria empresa: será que cabe para o meu negócio explorar estas datas comuns como todos os outros?
Por isto criamos este post. Para te ajudar a pensar nelas e decidir o que pode ser melhor. Confira nossas 6 dicas abaixo:
- Construa datas do seu nicho. Quais datas são importantes para o seu segmento? Que profissionais você lida e que precisam constar em seu planejamento? Se você presta serviços ou vende algo para empresas contábeis, por exemplo, é importante valorizar o dia do Contador e dos profissionais da área. Aproveite para criar posts sobre eles para manter sua marca no horizonte de possibilidades dos seus clientes.
- Use o calendário básico. Monte seu planejamento contando com períodos temáticos e criando ofertas que aproveitem as grandes datas. Exemplificando: fevereiro pode ser festivo como o Carnaval; março e abril versará sobre a Páscoa; maio é das Mães e das Noivas; junho é dos Namorados e Festas Juninas; agosto para os Pais; outubro das Crianças e do dia das Bruxas; novembro temos Black Friday e dezembro é focado no Natal e no Réveillon.
- Utilize datas diferentes ou curiosas. Esta também pode ser uma grande sacada para sua empresa. O melhor exemplo disto vem do Google Doodle, que traz uma infinidade de modificações de seu logotipo para homenagear feriados e datas (tradicionais e outras não muito), como aniversários de pessoas (famosas ou esquecidas) e eventos que eles entendem como importantes. Fica a dica para você usar datas diferentes dos concorrentes para aproveitar e se destacar também!
- Crie uma estratégia de campanha. Este é um ponto extremamente importante: entendendo seu objetivo fica fácil estruturar sua atitude para com as datas comemorativas.
- Monte um plano prévio para as redes sociais. Além da estratégia é fundamental ter o planejamento organizado com antecedência. Nenhuma data pode ser esquecida e nem pegar você desprevenido. Monitorar o comportamento dos clientes também é importante, já que a cada momento pode surgir algo novo como um meme que possamos aproveitar. Fique atento!
- Não esqueça de valorizar as boas coisas da vida. Criar valor é falar diretamente com as pessoas inspirando coisas verdadeiras. As datas comemorativas são os melhores momentos para aproximar os valores que a empresa tem e que pode compartilhar com seus clientes!
Vale lembrar que B2B ou B2C podem aproveitar destas dicas respeitando as características de seu segmento. Cuide de suas estratégias e use para a geração de leads. Se ainda não viu nosso post sobre leads, use este link. Se já utiliza, estabeleça algumas datas ao longo do ano que possam servir para ampliar ou qualificar seus leads.
Esperamos que você aproveite estas dicas utilizando-as para crescer sua empresa. Se precisar, converse conosco e aproveite nossa consultoria gratuita que pode direcionar e acrescentar diversas ideias para seu planejamento.
Grande abraço e até a próxima.
Publicado por Andréia Castiglia Fernandes
Publicitária, doutora em Educação e Coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Assis em Porto Alegre.